Projetos

Levantamento de Fauna e Flora

Consiste no levantamento fotográfico de espécies animais e vegetais nas Unidades de Conservação e demais remanescentes florestais da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Acreditamos que o registro fotográfico é um método menos nocivo e que possui a mesma eficácia na identificação taxonômica que a coleta.
O esforço visa fornecer mais informações sobre a biodiversidade local.

Mini-COP

Projeto que tem por objetivo levar informação e formação às escolas da Zona Oeste sobre as ações das mudanças climáticas na região e no mundo, trazendo a realidade da conferência da ONU para sua vivência, dessa forma demonstrando como as acordos e ações internacionais influenciam no futuro do planeta.

ELO OESTE ODS

É um projeto de divulgação e capacitação nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com atuação nas comunidades, ONGs, Associação de moradores, Espaços religiosos, Escolas e parceiros, tendo como finalidade a criação de uma rede de parcerias e atuação nas práticas e ações dos ODS para o desenvolvimento sustentável da Zona Oeste do Rio de janeiro.

Minha Casa Sustentável

É  desenvolvido, nas comunidades de Cosmos/Paciência com o objetivo de promover a inclusão socioambiental dos contemplados pelo programa de habitação do Governo Federal, Minha Casa Minha Vida. Visa alcançar as comunidades do entorno desses condomínios, que estão situados na área de  Santa Cruz, que apresenta um IDH muito baixo, segundo a ONU, e um alto índice de vulnerabilidade social.

Projeto França/Brasil

Intercâmbio com ONGs francesas sobre Meio Ambiente, onde recebemos estudantes europeus para ajudar em trabalho de preservação do Parque Estadual do Mendanha e trabalhos sócioambientais na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Sementes do Mendanha

É um Projeto de engajamento nas comunidades, escolas, levando também aos agricultores locais capacitação necessária para que haja o fortalecimento da agricultura familiar da região do Mendanha.

Formação da Juventude - Agenda 2030

Projeto de cooperação entre a Defensores do Planeta, as Nações Unidas e o Governo Francês, que possibilita a formação e a informação da Juventude sobre a Agenda 2030 e a inclusão da mesma na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos municípios Estado do Rio de Janeiro.

COVID-19: SOS Zona Oeste

O projeto em cooperação com a Ação da Cidadania e as Nações Unidas, visa prestar assistência às comunidades carentes da Zona Oeste do Rio de Janeiro através da doação de cestas básicas durante o período da pandemia do novo Corona Vírus (COVID-19).