ODS: Conheça os 17 objetivos da ONU para o desenvolvimento sustentável

A agenda de desenvolvimento pós-2015, foi oficialmente adotada pelos 193 estados-membros das Nações Unidas, incluindo o Brasil, durante a “Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável 2015”, em setembro de 2015. Trata-se de um documento ambicioso que propõe 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas que reúnem programas, ações e diretrizes que orientarão a agenda da sustentabilidade até o ano de 2030.

Tais ODS e suas metas são aplicáveis a todos os estados-membros. Para promover o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões – social, ambiental e econômica – todos os países possuem desafios a serem superados. Além disso, a Agenda 2030 também trata de questões sobre financiamento para o desenvolvimento, transferência de tecnologia, capacitação técnica e comércio internacional.

A Defensores do Planeta logo após de aprovados os ODS, já colocou o bloco na rua, fizemos a apresentação dos ODS na semana nacional de ciência e tecnologia da zona oeste em 2015, onde convidamos a população a adotar os novos objetivos, e em 2016 visitaremos diversas instituições, comunidades, escolas, ONGS, e igrejas para realizações de oficinas e palestras sobre os ODSs e ainda faremos um vídeo local sobre os novos objetivos para lembra lós que a ideia nasceu aqui na Rio+20, de 2012.

pnud-defensores

Fonte: Defensores do planeta PNUD-ONU