DEFENSORES DO PLANETA FARÁ DENUNCIA À ONU SOBRE ABANDONO DA UEZO, PELO GOVERNO ESTADUAL E BRASILEIRO.

A UEZO é a única Universidade Pública da Zona Oeste do Rio de Janeiro e está vivendo sua pior crise desde a sua fundação, há 11 anos.

Apesar da comunidade da UEZO lutar bravamente para manter a qualidade da Instituição, oferecendo cursos bem reconhecidos e qualificados, com excelentes professores, laboratórios didáticos e de pesquisa de qualidade, programas de pós-graduação com interação com empresas e indústrias da região ela está abandonada pelo poder público e sem recursos.

Neste ano, em que completa 11 anos, a UEZO continua bravamente nos fundos de uma escola estadual, no bairro de Campo Grande, onde ficaria provisoriamente até ser construída sua sede que nunca saiu do papel, com seus docentes e corpo técnico dedicados e esforçados em prol de uma universidade pública de excelência para a Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A UEZO não é importante só para os alunos e funcionários, mas para todo o Rio de Janeiro, em especial para a população da Zona Oeste, que abriga mais de UM MILHÃO de pessoas.

Para fechar as lacunas no acesso à educação para as gerações futuras, na educação enquanto ferramenta de empoderamento e enquanto motor de criação de oportunidades. “Uma aprendizagem ao longo da vida é a única forma de permanecer num caminho para a mudança”. Diz: Mauro Pereira diretor executivo da Defensores do planeta

Por este motivo está sendo organizada uma manifestação chamada: “Passeata – abraço à UEZO”, para o dia 29 de março, a partir das 09 horas, concentração na praça dos estudantes em Campo Grande, com o objetivo de chamar a atenção do governador Pezão para a situação de crise em que se encontra o Centro Universitário da Zona Oeste.

Como forma de dar visibilidade a causa da UEZO no Rio de Janeiro, enviaremos uma carta à UNESCO denunciando o abandono pelo governo brasileiro e estadual com os compromissos assumidos no Fórum mundial da educação, E com o que foi assinado na declaração de INCHEON e no acordado com as metas da educação e meta 4 dos ODS.

A Declaração de Incheon diz que a educação é o principal impulsionador para o desenvolvimento e para que o mundo alcance os demais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que foram assinados em setembro de 2015, durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos. A Declaração de Incheon também assume o compromisso com a defesa de uma educação de qualidade e com a melhoria dos resultados de aprendizagem. O texto servirá de base para a definição das metas internacionais de educação para o período 2016-2030.