Fórum da Juventude da América Latina e Caribe sobre o Desenvolvimento Sustentável – ODS

 

Juventude da defensores do planeta levando informação sobre a agenda 2030 durante semana nacional de ciência e tecnologia].

Neste ano durante os dias 18 e 20 de abril, aconteceu a segunda reunião do Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre o Desenvolvimento Sustentável que reuniu representantes de governos, instituições e sociedade civil internacionais para revisar os avanços e dificuldades da implementação da Agenda 2030 na América latina.

Neste ano a reunião, foi realizada na sede da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), foi apresentado o Segundo Relatório Anual sobre o Progresso e os Desafios Regionais da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável pela CEPAL. 

Onde um dos dados apresentados foi que a América latina e o caribe possuem 37 milhões de jovens, e a maior parte desta juventude esta excluídas das políticas públicas, estão vivendo de forma precária na pobreza extrema, ou seja, não tem oportunidades de trabalho, educação, alimentação ou moradia, muitos são mortos pela ausência de políticas de inclusão ou atenção dos governantes.

Frente a isso a sociedade civil teve um papel importante nas negociações e nos side events do fórum, na elaboração do documento da sociedade civil e ainda um importante passo foi dado durante o encontro de jovens pesquisadores da região, pensamos na possibilidade de ter um fórum com maior participação e voz da juventude da América Latina para redesenhar um futuro mais sustentável e inclusivo.

Sendo assim uma comissão foi criada com as diversas organizações da sociedade civil para construção deste primeiro fórum de juventude e a agenda 2030, sendo a Defensores do Planeta a representante do Brasil.

Em conversa com a ONU recebemos o sinal verde e ele está quase pronto, será na segunda semana  nos dias 16 e 17 de  abril de 2019 na cidade de Santiago no Chile, em dois dias de muitas construções teremos a participação da juventude dos países da América latina e caribe, e será envolto de quatro idiomas da nossa região, a participação será mediante a uma inscrição de um projeto de atuação para a implementação da agenda 2030 de forma que se apresente uma iniciativa em curso com foco em um dos 17 ODS,a ser apresentado la no Fórum.

Sendo assim corre lá prepara seu projeto em ODS – objetivos de desenvolvimento sustentável vem conosco integrar nossa delegação ao primeiro fórum de juventude e  o desenvolvimento sustentável da América latina e o caribe em 2019.

Maiores  informação escreva para a Defensores do planeta:

contato@defensoresdoplaneta.org.br