FÓRUM DA JUVENTUDE DA AMÉRICA LATINA E O CARIBE 2030

Fórum: Juventudes da América Latina e o Caribe 2030

#JuventudesALC2030

“Construindo um presente diferente”

O que é o Fórum dos Países Latino-Americanos e Caribenhos para o Desenvolvimento Sustentável?

Em 25 de setembro de 2015, mais de 150 líderes mundiais participaram da Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em Nova York, para aprovar a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável. O documento final, intitulado “Transforme o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, foi adotado pelos 193 Estados Membros das Nações Unidas. Este documento inclui os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça e combater as mudanças climáticas sem que ninguém fique para trás até 2030.

A Agenda 2030 foi catalogada como “um plano de ação em favor das pessoas, do planeta e da prosperidade, que também pretende fortalecer a paz universal e o acesso à justiça”. Este documento / programa coloca a pessoa humana no centro das políticas para alcançar o desenvolvimento sustentável, priorizando a erradicação da pobreza e a redução das desigualdades. ¹

A esse respeito, durante a trigésima sexta sessão da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), realizada na Cidade do México de 23 a 27 de maio de 2016, os Estados membros aprovaram a resolução 700 (XXXVI). ), resolução do México que criou o Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável como um mecanismo regional de monitoramento e revisão da implementação e monitoramento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), seus objetivos, seus meios de implementação e a Agenda de Ação de Addis Abeba sobre Financiamento para o Desenvolvimento. Posteriormente, o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) endossou a criação do Fórum através da adoção de sua resolução 2016/12.

O Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável será liderado pelos Estados e aberto à participação de todos os países da América Latina e do Caribe. O evento será convocado sob os auspícios da CEPAL e será orientado pelos princípios estabelecidos para todos os processos de monitoramento e revisão da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada em setembro de 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Envolverá os Estados, o setor privado e a sociedade civil, e também os órgãos subsidiários da CEPAL, bancos de desenvolvimento, outras agências das Nações Unidas e blocos de integração regional. O Fórum deve proporcionar oportunidades úteis de aprendizagem entre pares, através de meios como exames voluntários, o intercâmbio de boas práticas e a discussão de objetivos comuns.

A Primeira Reunião do Fórum foi realizada sob a Presidência do México na Cidade do México, de 26 a 28 de abril de 2017. A Segunda Reunião do Fórum foi realizada sob a Presidência do México em Santiago, Chile, de 18 a 20 de abril. 2018

A proposta do Fórum da Juventude nasceu durante o II Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável, realizado em Santiago, Chile, em abril de 2018. Nessa ocasião, os jovens expressaram sua preocupação com a baixa participação e

__________________________

¹ ONU, Comunicado de imprensa, 25/09/2015.

² https://foroalc2030.cepal.org/2019/es/antecedentes

Representação de jovens e crianças da região nas áreas de monitoramento da Agenda 2030, a nível local, nacional e regional, deixando de lado seu papel como sujeitos de direitos e parceiros estratégicos para alcançar o desenvolvimento sustentável como líderes e potenciais tomadores de decisão na Região. Atualmente, a população da América Latina é de cerca de 650 milhões de habitantes, dos quais 163 milhões, aproximadamente 25%, são jovens entre 15 e 29 anos de idade. É por isso que um grupo de jovens participantes do II Fórum da América Latina e do Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável, assumiu a responsabilidade de expandir as oportunidades de participação para os jovens e se comprometeu a realizar um Fórum da Juventude sob Terceira Sessão do Fórum da América Latina e do Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável, convidando espaço do plenário para delegações governamentais, representantes da sociedade civil, setor privado, universidades e outras partes interessadas a participar deste esforço coletivo.³

Esses esforços foram levados em consideração pela Secretária-geral da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Sra. Alicia Bárcena, que no encerramento do Fórum mostrou seu apoio ao convite e à proposta dos jovens para promover a participação na o espaço dos jovens no ano de 2019. 4

Oportunidade

O que é?

Fórum: A juventude da América Latina e do Caribe 2030, # JuventudesALC2030, “Construindo um presente diferente” é um processo de participação dos jovens promovido por jovens para jovens, como parte do processo de revisão e acompanhamento da implementação da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável na região da América Latina e Caribe. Este processo é uma oportunidade para os jovens da região para envolver e envolver a juventude em sua comunidade, tendo suas opiniões, avaliações e recomendações sobre os desafios enfrentados pelos jovens no processo de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em 2030. A jovens na América Latina e no Caribe estão interessados no sucesso da Agenda 2030, suas contribuições atuais, transformando energia e energia pode tornar possível para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento sustentável em 2030, respeitando os direitos humanos dos jovens que frequentam uma abordagem de justiça inter geracional.

O objetivo deste Fórum é proporcionar um espaço para a participação oficial dos jovens da região no marco do III Fórum de Países da América Latina e do Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável, para que as vozes dos jovens sejam representadas no este espaço de alto nível, de acordo com os ODS prioritários para o Fórum Político de Alto Nível (HLPF) 2019.5

Da mesma forma, este espaço busca assegurar que mais jovens possam comunicar, propor e socializar suas ações, projetos e iniciativas como contribuições relevantes para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030, obedecendo ao mandato da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e de acordo com a Declaração da Rio + 20, onde é urgente a abertura de espaços de participação para jovens.

Etapas:

____________________________

3 https://www.youtube.com/watch?v=nh7ExD9-9pY Minuto 9:07:00

4  https://www.youtube.com/watch?v=XFeoDw5ZSp4  Minuto 4:04:14

5 ODS 4, ODS 8, ODS 10, ODS 13, ODS 16, ODS 17

O processo do Fórum: Juventude da América Latina e Caribe 2030,

#JuventudesALC2030, “Construindo um Presente Diferente”, desenvolverá as seguintes etapas:

  1. 1. Lançamento da chamada, 31 de dezembro de 2018.
  2. Apresentação do Webinar, 10 de janeiro.
  3. Webinars de capacidades de construção, mês de janeiro e fevereiro.
  4. Mesas de Juventude, fevereiro / março.
  5. Consulta virtual, de 1º de fevereiro a 15 de março.
  6. Termo de assessoria, 15 de março.
  7. Fórum: Juventude da América Latina e do Caribe 2030 “Construindo um Presente Diferente” (segunda semana nos dias 16 e 17 de  abril de 2019).
  8. Fórum da CEPAL (delegação) 22 a 26 de abril.

Como posso participar?

1.Processo consultivo prévio

Convidamos os jovens dos diversos grupos6 dos Estados da América Latina e do Caribe (veja lista)7 com idade entre 18 e 35 anos a participarem do processo consultivo virtual, bem como no processo de consulta em territórios, facilitando as mesas de dialogo dos jovens da sua comunidade. Se você estiver interessado em organizar uma mesa de dialogo dos jovens em sua comunidade, preencha o seguinte formulário:

** É importante mencionar que:

  1. A chamada é aberta e livre de discriminação de qualquer tipo.
  2. A participação no processo consultivo prévio é necessária para que a inscrição no Fórum da Juventude de 2030 seja desenvolvida no mês de abril de 2019.
  3. Meninas e meninos e jovens menores de 18 anos podem participar de alianças estratégicas com organizações que trabalham com esses grupos.
  4. Fórum de Juventudes 2030

Os jovens envolvidos nos diálogos preparatórios nacionais e locais são convidados a participar. É importante mencionar que:

  1. Haverá capacidade para 120 jovens.
  2. Os participantes devem cobrir suas despesas de viagem para Santiago do Chile, obter um visto (se necessário), seguro de saúde, alimentação, transferência interna e acomodação durante os dias do Fórum da Juventude. *
  3. Abordagens à representação geográfica e à representação de vários grupos nos quais os jovens são representados serão consideradas.

____________________________________

6 Ativistas, líderes sociais, empresários, acadêmicos, cientistas, estudantes, populações indígenas, grupos LGTBI +, portadores do HIV, afrodescendentes, pessoas com deficiências, pessoas de comunidades rurais e agrícolas e outros grupos sociais onde os jovens são representados.

7   http://lanic.utexas.edu/subject/countries/indexesp.html

* Os jovens participantes são convidados a verificar se para sua cidadania precisam de visto para entrar no Chile com o tempo necessário.

* A equipe operacional fornecerá uma carta de convite aos jovens participantes para buscar apoio para cobrir suas despesas com suas organizações, universidades, etc.

* A equipe organizadora fornecerá opções acessíveis para acomodação, alimentação, transferência interna, etc.

* Espaços de participação para delegações de meninas, meninos e jovens com menos de 18 anos serão expandidos por meio de alianças estratégicas com organizações que trabalham com esses grupos.

3.Fórum CEPAL

Uma delegação de jovens participantes nos processos de consulta prévia e no Fórum da Juventude de 2030 participará da III Sessão do Fórum dos Países da América Latina e do Caribe de 22 a 26 de abril de 2019. É importante mencionar que:

  1. Os participantes devem cobrir suas despesas de viagem para Santiago do Chile, obter um visto (se necessário), seguro de saúde, alimentação, transferência interna e acomodação durante os dias do Fórum da Juventude. *
  2. Abordagens à representação geográfica e à representação de vários grupos nos quais os jovens são representados serão consideradas.

* A comissão organizadora oferece opções acessíveis para acomodação, alimentação, transferência interna etc

Comissão organizadora:

A comissão organizadora será composta por:

1.Palmira Cuellar / RedLAtM / México.

2.Rosario Diaz Garavito / The Millennials Movement / Perú.

3.Daniel Veloso / RedLAtM / Chile.

4.Felipe Pizarro Venegas / Chile.

5.Nicolás Arriagada Méndez / Hemisferio Sustentable / Chile (Wallmapu).

6.Mauro Pereira / Defensores do Planeta / Brasil.

7.Dalia Marquez / Juventud Unida en Acción / Venezuela.

8.Carlos Carrasco / Caricuao Propone/Venezuela.

9.Walter Ibarra Dávila / The Millennials Movement / Perú.

10.Reacción Climática / Bolivia.

Da mesma forma, o evento será realizado em parceria com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe – CEPAL e outras agências das Nações Unidas e em colaboração com organizações da sociedade civil, redes, academias, setor privado, organizações internacionais, outros.

Contato:  E –Mail: Forojuventudes2030@gmail.com

____________________________________________________________________________

#JuventudesALC2030

2019 vem com grandes compromissos para a Juventude da América Latina e do Caribe (ALC). Este será o ano em que os jovens da região da ALC poderão acrescentar suas vozes ao processo de monitoramento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável pela primeira vez. Participe também e participe do seminário on-line de lançamento em 10 de janeiro de 2019 às 9:00 horas. (Chile)

Registre-se no seguinte link:

enlace: http://bit.ly/Juventudes2030ALC1

Fonte: Defensores do planeta