Dia Mundial de Proteção aos Manguezais

No dia 26 de julho de 2019 é comemorado o Dia Mundial de proteção aos manguezais. Neste contexto, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) juntamente com a equipe gestora da Reserva Biológica de Guaratiba, abriram as portas da REBIO, usualmente restrita ao público, para atividades de cunho educativo em comemoração a data.
A Defensores do Planeta esteve presente a este evento, onde puderam ser discutidos assuntos socioambientais preservacionistas importantes para a região de Guaratiba e para a Zona Oeste do Rio de Janeiro voltado para a integração da sociedade civil em “conhecer para preservar”.  A Coordenação da Juventude participou junto aos seus voluntários nas atividades propostas e as visitas técnicas.
Ao decorrer do evento, foram feitas atividades em campo aberto, onde guias levaram a sociedade civil a aulas de compreensão à importância dos manguezais e a preservação deste ecossistema riquíssimo em diversidade de fauna e flora.

Foi apresentado o projeto “Volta Guará”, na qual o INEA mostrou a importância desta reserva para o pássaro Guará-Vermelho (Eudocimus ruber), uma animal considerado quase extinto no estado do Rio de Janeiro. Esta ave, não só traz a herança ao nome da região de Guaratiba, como também é essencial ao equilíbrio ecossistêmico. Logo, o projeto mostra como vem tentando melhorar a Reserva Biológica para uma futura reintrodução da espécie no processo de restauração ecológica.
Com o apoio e a presença do CET.Ex ( Centro Tecnológico do Exército), outras ONGs e Instituições, juntamente com a sociedade civil e colaboradores, o evento conseguiu ter um ótimo engajo e desempenho seguindo um fluxo didático, instrutivo com uma linguagem técnica, mas também de fácil compreensão, onde crianças, adultos e idosos puderam entender melhor a importância dos manguezais, visando, principalmente, maior participação dos moradores do bairro Guaratiba, na qual puderam conhecer a importância do ecossistema que os rodeia, sendo essencial a vida. Além disso, foi possível presenciar uma grande interação entre todas as faixas etárias dentro das barracas educativas de música, confecção de camisas entre outros.

Há mais de 20 anos a Defensores do Planeta vem atuando em causas socioambientais e preservacionista na Zona Oeste do Rio de Janeiro, a preservação dos manguezais da Zona Oeste faz-se necessário tendo em vista seu importante papel na mitigação das mudanças climáticas, fornecimento de serviços ecossistêmicos e mantenedora de recursos pesqueiros para as populações originárias de entorno.

Autores: Davi Barboza Brum Ferreira e Gabriel Silva Guimarães.
Imagens: Gabriel Silva Guimarães (Gabriel Stive)